17.10.12


Colóquio Nacional: “Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional: Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento

Nos dias 25, 26 e 27, deste mês de outubro de 2012,terá lugar, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um Colóquio Nacional sobre o Tema Geral: “Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional:Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento”. Trata-se de um Colóquio no qual serão apresentadas e proferidas várias conferências, num total de vinte e oito. No Colóquio, participam os/as seguintes professores/professoras e investigadores: José Ribeiro Dias (Universidade do Minho), com uma conferência intitulada: “A Arte da Formação de Educadores e Professores: Pais, Professores e Mestres”; Alberto Filipe Araújo (Universidade o Minho), com uma conferência intitulada: “Olhando a Imaginação. Um contributo da filosofia do imaginário educacional”; Clara Costa Oliveira (Universidade do Minho), com uma conferência intitulada: “Atuação salutogénica em contexto de luto”; Manuel Alte da Veiga (Universidade do Minho), com uma conferência intitulada: “Dinamismo e Poesia”; Armando Rui Guimarães (Universidade do Minho), com uma conferência intitulada: “Educação e Imaginação: como a vida imita a arte”; Adalberto Dias de Carvalho (Universidade do Porto), com uma conferência intitulada: “Das crises da Cultura à Cultura das crises na Sociedade do Conhecimento”; Paula Cristina Pereira (Universidade do Porto), com uma conferência intitulada: “Cultura e saber na(s) nova(s) comunidade(s) de conhecimento”; Isabel Baptista (Universidade Católica/Porto), com uma conferência intitulada: “Ethos profissional e autoridade pedagógica – desafios de formação-ação”; Maria Noémia Rolla (da ESE/IPP), com uma conferência intitulada “O consultório de Filosofia no Contexto da Formação de Educadores e Professores”; Ana Pedro ( Universidade de Aveiro), com uma conferência intitulada: “Como explicar as relações entre espécies de coisas na aparência totalmente diferentes? A questão da intencionalidade, da linguagem e da mente”; Manuel Cândido Pimentel (Universidade Católica/Lisboa), com uma conferência intitulada: “Educação e Humanismo na Sociedade Tecnológica”; Justino Magalhães (Universidade de Lisboa), com uma conferência intitulada: “Escola e Modernização ( XVIII – XX) – instituição educativa e perfis letrados”; Ana Paula Caetano (Universidade de Lisboa), com uma conferência intitulada: “Formação de Professores e Ética Profissional”; Fernando Albuquerque Guimarães (Universidade de Lisboa), com uma conferência intitulada: “Desafios e oportunidades para a escola na era digital”; Cassiano Reimão (Universidade Nova de Lisboa/Universidade Lusíada de Lisboa), com uma conferência intitulada: “A vida, tributária da educação – Michel Henry e o contributo para uma nova teoria da educação”; Maria Pereira Coutinho (Universidade Nova de Lisboa/Universidade Lusíada), com uma conferência intitulada: “Racionalidade comunicativa e educação – a perspetiva de Jürgen Habermas”; Manuel Ferreira Patrício (Universidade de Évora), com uma conferência intitulada: “Exigências e possibilidades de satisfação da Formação dos Educadores e Professores de que necessitamos no contexto complexo da Sociedade do Conhecimento”; Olga Magalhães (Universidade de Évora), com uma conferência intitulada: “Ensinar História – percursos e desafios”; Maria Cabral (Universidade do Algarve), com uma conferência intitulada “Formação de Professores: Tendências e perspetivas atuais”; José Luís Brandão da Luz (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada “A Educação e a questão do seu enraizamento”; Gabriela Castro (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “No banquete do conhecimento o sabor do desejo de ser”; Emanuel Oliveira Medeiros (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “Formação de Educadores e Professores: Valores, Currículo(s) e Cultura(s) – Que Sociedade do Conhecimento?” Maria Margarida Pacheco (Universidade dos Açores): “Da Formação na Escola à Escola em Formação: Prática e Problematização”; Susana Mira Leal (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “A formação de educadores e professores na terceira pessoa”; Carlos João Gomes (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “As TIC na implementação do Currículo em modelos de formação em rede”; Maria do Céu Fraga (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “Antigos e Modernos: a querela da literatura e do ensino”; Helena Melo (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “A Matemática como formadora e informadora”; Ricardo Cunha Teixeira (Universidade dos Açores), com uma conferência intitulada: “Explorar e investigar na  aula de Matemática: do jogo às novas tecnologias”.
         
Segundo Emanuel Oliveira Medeiros, Organizador do Colóquio e Responsável Científico pelo Projeto, “O referido Colóquio terá, por (con)fluência natural, um horizonte interdisciplinar, interdepartamental e interuniversitário, num sentido de transversalidade dos Saberes, conjugando, em unidade e diversidade, os múltiplos contributos, num registo de autoria, plural, pessoal e livre. Trata-se de um evento na área científica da educação, em forte conexão com outras áreas científicas, imprimindo, deste modo, ao Encontro, um caráter interdisciplinar que conflui para a formação integral, integrada e íntegra, da formação de educadores e professores, numa época em que as Universidades e a Educação têm de fazer a grande diferença qualitativa e abrir horizontes de sentido numa afirmação científica, educacional, social, cultural e formativa, em diversas dimensões, no plano académico e na vida da(s) Comunidade(s) e da Sociedade Contemporânea, em tempos de tantos défices, aí, precisamente, onde a Visão, a Formação e a Competência, amplas e profundas, devem constituir a verdadeira substância do ser, do aprender, do saber fazer, com o Pão, os pães, dos Saberes e do Conhecimento, de quem sabe, partilha, dá e recebe, em dinâmicas transformativas. Não se trata, apenas, - nem principalmente - de constatar e de (des)legitimar, mas – antes, durante e depois – perguntar, também, sobre o que é a Sociedade do Conhecimento”.
O referido Projeto“Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional:Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento” foi aprovado e financiado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações (DRCTC), do Programa Proconvergência– Açores, da União Europeia – FEDER, da Universidade dos Açores, da Fundação Gaspar Frutuoso, do Departamento de Ciências da Educação (DCE), da Universidade dos Açores.
Para além do Organizador e Responsável Científico, o Colóquio integra a seguinte estrutura: Comissão Executiva, Comissão de Colaboradores, Comissão Científica e Secretariado.
O Colóquio destina-se a todos/todas  os educadores e professores interessados, de todos os níveis de ensino, em funções, ou noutra situação, - designadamente aposentação ou outras -, aos estudantes da Licenciatura em Educação, dos Mestrados em Educação, com referência para o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico – e demais cursos oferecidos pelo DCE – e pela Universidade no seu todo, bem como formandos, professores e formadores de Escolas de Ensino Profissional, além do mais pelo caráter interdisciplinar, transversal e formativo do Encontro. É com particular gosto que se dirige, também, um convite de participação aos atuais e ex-alunos da Universidade dos Açores, com especial destaque para os cursos que qualificaram, qualificam e podem qualificar para a docência, no ensino regular e ensino profissional.
A entrada é livre. No entanto, quem participar e pretender obter o respetivo certificado, com a designação do Colóquio e o número total de horas do mesmo, deverá inscrever-se, até ao dia do Colóquio, mediante o pagamento da respetiva inscrição. Para mais informações, as pessoas interessadas poderão contatar o Secretariado do DCE através dos telefones:             296 650 155       ou             296 650 168       ou através dos seguintes endereços eletrónicos: mmedeiros@uac.ptgrimaneza@uac.pt

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